Skip to main content

Assembleia Divina - Deus ou deuses?

Uma das principais razões pelas quais as pessoas interpretam mal as Escrituras é porque o cristianismo moderno foi praticamente "impedido" de qualquer compreensão da ordem dos seres que existiam antes de Gênesis 1, bem como do que passou a existir como resultado do Gênesis 1. As pessoas tendem a pensarem que esse capítulo fala da criação de um cosmos que não existia antes por um Deus que estava usando o "façamos" para falar consigo mesmo, ou que estava falando consigo mesmo em seu ser tripartido. Eles não têm idéia sobre a existência dos "Filhos de Deus" (ben elohiym, em hebraico), que já existiam como resultado dos atos criativos de Deus relatados em Gênesis 1.

O conceito de uma Assembléia Divina (ou conselho) é atestado nos panteões arcaicos sumérios, acádicos, babilônicos antigos, egípcios antigos, caananitas, israelitas, celtas, antigos gregos e antigos romanos e nórdicos. A literatura egípcia antiga revela a existência de um "Sínodo dos deuses". Algumas das nossas descrições mais completas das atividades da Assembléia Divina são encontradas na literatura da Mesopotâmia. A Assembléia dos deuses, dirigida pelo deus superior Anu, se encontraria para endereçar várias preocupações. O termo usado em sumérios para descrever este conceito foi Ukkin, e em Akkadian posterior e aramaico foi Puhru.

Na Bíblia Hebraica, há várias descrições de Yahweh presidindo uma grande "Assembléia Celestial." Alguns interpretam estas assembléias como exemplos do "Conselho Divino."

Os escritores israelitas procuraram expressar tanto a singularidade como a superioridade de seu Deus "Yahweh" em seus escritos sobre a "Assembleia Divina".

Os Salmos 82:1 afirma que "Deus (אֱלֹהִ֔ים elohim) está na Assembléia Divina, Ele julga entre os deuses (אֱלֹהִ֔ים elohim)." O significado das duas ocorrências de "elohim" tem sido debatido por estudiosos, com alguns sugerindo que ambas as palavras se referem a "Yahweh", enquanto outros propõem que Deus reina sobre uma Assembléia Divina de outros deuses ou anjos. Algumas traduções deste texto diz que "Deus (elohim) está na Congregação dos Poderosos para julga-los como Deus (elohim)." Mais adiante neste Salmo, a palavra "deuses" é usada novamente - Salmo 82: 6 - "Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós sois filhos do Altíssimo". Em vez de "deuses", outra versão tem "seres divinos", mas aqui novamente, a palavra é elohim / elohiym. Esta passagem é citada no Novo Testamento em João 10:34.

Em 1 Reis 22:19, o Profeta Micaías tem uma visão de Yahweh sentado entre "todo o exército do céu"  "Micaías prosseguiu: “Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda. E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá?’
“E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, até que, finalmente, um espírito colocou-se diante do Senhor e disse: ‘Eu o enganarei’. Isso pode ser interpretado como um exemplo de um "Assembleia Divina."

Talvez a melhor introdução aos "Filhos de Deus" e a "Assembleia Divina" seja realmente a leitura do Salmo 82:

É Deus quem preside a assembléia divina;
no meio dos deuses, ele é o juiz.[a]
“Até quando vocês vão absolver os culpados
    e favorecer os ímpios?
"Garantam justiça para os fracos
    e para os órfãos;
mantenham os direitos dos necessitados
    e dos oprimidos.
Livrem os fracos e os pobres;
libertem-nos das mãos dos ímpios.
"Eles nada sabem, nada entendem.
    Vagueiam pelas trevas;
todos os fundamentos da terra estão abalados.
"Eu disse: Vocês são deuses,
todos vocês são filhos do Altíssimo.
Mas vocês morrerão como simples homens;
cairão como qualquer outro governante.”
Levanta-te, ó Deus, julga a terra,
pois todas as nações te pertencem.

Esses "Filhos de Deus" haviam sido estabelecidos por Deus como os chefes das nações geopolíticas na terra. Isso aconteceu depois da grande desobediência em Babel, quando muitas pessoas se recusaram a se espalhar pela Terra como Deus havia ordenado. Assim, Deus "dividiu" a Terra nos dias de Peleg. (Veja Gênesis 10:25.) Esta divisão é explicitamente mencionada aqui:

Deuteronômio 32:8-9

"Quando o Altíssimo deu às nações a sua herança,quando dividiu toda a humanidade, estabeleceu fronteiras para os povos de acordo com o número dos filhos de Israel. Pois o
 povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube."
   

Este breve relato fala do início dos estados-nação sob os "Filhos de Deus" (ben elohiym, em hebraico). Mas as coisas se complicaram, pois não havia somente um grande número de humanos em rebelião a Deus neste tempo - haviam também alguns dos "Filhos de Deus". Um deles, conhecido comumente como "Satanás", que tentou Eva a desobedecer a Deus, e outros tinham ido tão longe a ponto de tomar esposas humanas para que pudessem ter descendência própria:

Gênesis 6:1-4

"Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.  Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos”. Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos."

O Livro de Enoque, citado em Judas 1:14-15, dá muito mais detalhes em seus relatos sobre esse mesmo evento, mostrando que a contenda causada pelo pecado dos "Filhos de Deus" era considerável. Aqui está uma passagem:

1 Enoque 6:1-6 

"E aconteceu que, quando os filhos dos homens se multiplicaram, naqueles dias e lhes nasceram belas e formosas filhas. E os anjos, os filhos do céu, viram e cobiçaram as cobiçaram, e disseram uns aos outros: "Vinde, escolhemos mulheres entre os filhos dos homens para que nos gerem filhos". E todos os outros juntamente com eles tomaram para si esposas, e cada um escolheu para si uma, e eles as contaminaram, e eles ensinaram-lhes encantos e encantamentos, e corte de raízes, e fez eles conhecerem as plantas. E elas ficaram grávidas, e elas tiveram filhos, grandes gigantes. Que consumiram todas as aquisições dos homens. E quando os homens não puderam mais sustentá-los, os gigantes se voltaram contra eles e destruiram a humanidade. E começaram a pecar contra os pássaros, animais, répteis e peixes, e para devorar uns aos outros a sua carne, e beber o seu sangue. Então a terra acusou os iníquos."

Os filhos de Deus, que antes haviam celebrado de alegria quando Deus estabeleceu a Terra (ver Jó 38: 7), estavam agora em rebelião aberta. Parece que muitos seres humanos foram até eles e se juntaram a eles em sua rebelião em Babel, então Deus interveio dispersando-os:

Gênesis 11: 8-9

"Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade. Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra."

E quem seriam os governantes desses humanos dispersos? Foram os "Filhos de Deus." Esses seres, muito menores do que Deus em poder, eram os "deuses" de quem tão freqüentemente lemos na Bíblia. Eles eram os que Israel nunca deviam adorar, pois Deus havia tomado Israel como sua "porção" ou "herança" quando dividiu a Terra. Eles deveriam adorar somente a Ele como o "Altissimo Deus."

Satanás persuadiu os filhos de Deus a segui-lo. Três vezes no evangelho de João, Jesus chamou Satanás de "o principe deste mundo".


Comments

Popular posts from this blog

A Mitologia Grega e a Bíblia - Semelhanças ou Coincidências?

Em meu post anterior, Os Gigantes da Bíblia e a Mitologia Grega, falei sobre algumas das lendas antigas sobre gigantes e uma possível conexão com aqueles mencionados em Números 13. Em particular, muitas dessas antigas lendas descrevem os gigantes como tendo um gosto por comer carne humana. Números 13:32 descreve a terra de Canaã como uma "terra que devora seus habitantes". Embora existam várias interpretações plausíveis dessa frase, ela poderia muito bem ser uma referência a gigantes que comem pessoas. Esta ligação potencial entre a mitologia grega antiga e a história bíblica levou algumas pessoas a perguntarem se eu sabia de outras conexões possíveis entre as duas áreas. Vejamos alguns dos muitos relatos bíblicos que parecem ecoar na mitologia grega (embora intencionalmente ou não intencionalmente distorcidos ao longo dos anos). A Primeira Mulher A Bíblia nos diz que a primeira mulher foi chamada Eva (Gênesis 3:20). Deus criou Adão primeiro do pó do terra e então fez Eva

Quem são os Vigilantes de Genesis 6:1-4 e do Livro de Enoque

Vigilantes (Aramaic עִיר iyr, plural עִירִין iyrin, Teodotiano, da raiz de Heb., Er, "atento, vigilante", grego: ἐγρήγοροι, transl .: egrḗgoroi; , Grigori,  "Vigilantes", "aqueles que estão atentos", "guarda", "observador") é um termo usado em conexão com anjos bíblicos. Vigilante ocorre nas formas plural e singular no Livro de Daniel, onde se faz referência à sua santidade. Os Livros apócrifos de Enoque referem-se tanto a bons como maus Vigilantes, com um foco primário nos rebeldes. Daniel: No livro de Daniel 4:13, 17, 23 há três referências à classe de "vigilante, santo" (vigilante, aramaico, santo, aramaico qaddiysh). O termo é introduzido por Nabucodonosor que diz ter visto "um vigilante, um santo descido (verbo singular) do céu". Ele descreve como em seu sonho o vigilante diz que Nabucodonosor vai comer erva e ficar louco e que este castigo é "pelo decreto dos Vigilantes, a exigência pela palavra dos Sa

Os Anjos - Vigilantes de Genesis 6:1-4 e o Livro de Enoque.

Introdução: Não é porque um livro é considerado apócrifo ( não incluso no canon bíblico) que ele não seja verdadeiro, legítimo e descreva fatos históricos  corretamente. Os livros canônicos são considerados livros que seguem uma mesma linha não conflitante teo logicamente. No caso da Bíblia, os 66 livros são inspirados por Deus, mas ser inspirado, não significa que os  autores entrarem em 'transe' e Deus tomou a mão deles e escreveu os livros, absolutamente, significa que os autores foram inspirados por Deus a escreverem em alguns casos revelações recebidas diretamente de Deus, mas  também escreverem sobre fatos e histórias de suas respectivas épocas ou sobre acontecimentos passados que Deus decidiu que eram relevantes aos leitores.  Temos a nossa disposição muitos outros livros que não estão na Bíblia mas que refletem historicamente a realidade e a verdade sobre pessoas e fatos do passado. Um bom exemplo, muito conhecido dos brasileiros, é a coleção "A Historia dos H