Skip to main content

Tratando as Raízes, Enfrentando Gigantes.



A Bíblia fala de uma raiz espiritual que traz amargura (Deuteronômio 19:18). Jeremias foi instruído a "extirpar" o pecado (Jeremias 1:10), e o profeta Malaquias mostra que Deus lidou com a raiz das transgressões na vida de Seu povo (Malaquias 4: 1).

Um aspecto importante do aconselhamento bíblico é lidar com as causas, a raiz de comportamentos negativos ou situações. Podemos ver uma ilustração perfeita de como lidar com as causas radicais na história de um homem chamado Joás, um rei do Antigo Testamento, que estava enfrentando um terrível inimigo e veio buscar o conselho do Profeta Eliseu.

Eliseu fez uma poderosa declaração profética e uma demonstração a Joás. Ele disse a ele para tomar um arco e flechas em sua mão. O rei obedeceu, e Eliseu colocou as mãos sobre as do rei. Ele disse a Joás para abrir a janela na direção da nação inimiga - a Síria. Então ordenou: "Atire"; E ele atirou. E ele disse: "Esta é a flecha do livramento do Senhor e a flecha da libertação de Israel da opressão da Síria; Porque deves atacar os sírios em Afeque, até que os destrua completamente"(2 Reis 13:17).

Depois, Eliseu ordenou ao rei que pegasse as flechas e as golpeasse no chão. Joás fez isso, bateu no chão três vezes e depois parou. Eliseu lhe disse: "Você devia ter batido cinco ou seis vezes; assim você teria golpeado a Síria até que a tivesse destruído! "(2 Reis 13:19, NVI). O que Eliseu declarava profeticamente era que o rei deveria ter perseverado até que o inimigo fosse totalmente derrotado. Se você não lidar com as causas, a raiz dos problemas, sera como um incêndio não extinguido que vai incendiar-se novamente. Destrua o mal na raiz e você vai matar o fruto envenenado que ele está produzindo em sua vida.

Ganhe a batalha no secreto. O que aconteceu entre Eliseu e o rei Joás na câmara secreta determinou o resultado da batalha com a Síria. É o que acontece na "câmara secreta" com o Senhor que determina a eficácia de seu ministério de aconselhamento, bem como outras áreas em sua vida espiritual.

Use a Espada do Espírito. Eliseu disse ao rei Joás: "Pegue o arco e as flechas". O Apóstolo Paulo disse: "Pegue a espada do Espírito". É a Espada do Espírito - que é a Palavra de Deus - que torna o seu aconselhamento eficaz e verdadeiramente cristão.

Coloque as mãos na arma. Eliseu disse ao rei para colocar as mãos sobre o arco, então Eliseu colocou as mãos sobre as mãos do rei. A estratégia bíblica é sua mão sobre a arma que é a Palavra de Deus e a mão de Deus sobre a sua enquanto você ministra ao aconselhado.

Abra a janela. O inimigo de Israel estava para o leste, então Eliseu disse ao rei para abrir a janela para o leste. Deus quer que você abra as "janelas" de todas as áreas da vida do aconselha para que eles possam enfrentar as falhas, os problemas e as escravidões causadas pelo inimigo. Abra as janelas para o lado onde está o inimigo e prepare-se para atacar cada questão com a Palavra de Deus!

Atire. Eliseu disse ao rei, "Atirar", e o rei atirou. A janela aberta para o lado do inimigo não é suficiente. A arma em sua mão não é suficiente. Mesmo a mão de Deus em sua mão não ganhará a batalha. Você deve seguir o comando do Senhor dos Exércitos para "Atirar!" Ao falar a profética, poderosa e específica Palavra de Deus ao aconselhado, você executará ataques preventivos contra a obra do inimigo em suas vidas. E a Palavra de Deus não retorna vazia. Ela realiza seus propósitos sobrenaturais (Isaías 55:11).

Insistir com a raiz do problema. Eliseu disse ao rei que pegasse as flechas e atingisse o chão como um símbolo da sua vitória sobre a Síria. O rei fez isso, mas só atingiu o chão três vezes e depois parou. Eliseu disse-lhe que porque ele limitou Deus batendo no chão apenas três vezes, sua vitória militar seria limitada. Eliseu disse que o Senhor queria que o inimigo fosse totalmente consumido. Ao golpear o solo apenas três vezes, o rei conformou-se com a vitória parcial.

O objetivo do Senhor para você e para a pessoa que você aconselha é a vitória total em todas as áreas da vida e do ministério. Você deve atacar as causas, a raiz dos problemas e batalhar espiritualmente até que você tenha alcançado 100% a vitória.

O PONTO DA DECISÃO

O Novo Testamento registra duas poderosas histórias sobre pessoas que chegaram a um ponto de decisão, mas se recusaram a lidar com questões radicais em suas vidas. A primeira é a de um jovem rico.

Um certo jovem rico perguntou-lhe: "Bom mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?" "Por que você me chama de bom?" Jesus respondeu. "Ninguém é bom - exceto Deus, o Pai. Você sabe os mandamentos: "Não cometer adultério, não assassinar, não roubar, não dar falso testemunho, honrar seu pai e mãe?" "Todos esses eu tenho mantido desde que eu era um menino", disse ele. Quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: "Ainda falta uma coisa. Vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então venha, siga-me." Quando ouviu isso, ele ficou muito triste, porque ele era um homem de muitas riquezas (Lucas 18: 18-23).

Este jovem era uma pessoa boa, moral, respeitador da lei. Ele guardava fielmente muitos mandamentos da Palavra de Deus, mas tinha uma questão de raiz em sua vida que precisava de correção. Ele valorizava mais o dinheiro do que seu compromisso com o Senhor. Isso ficou evidente quando Jesus lhe disse para vender o que tinha e vir e segui-Lo. Infelizmente, o jovem rejeitou o conselho de Cristo, seguiu seu próprio caminho e perdeu seu destino.

A segunda história é a de uma multidão de discípulos que estavam seguindo Jesus. Eles estavam entusiasmados com os milagres que estavam testemunhando e com o ensinamento ungido que estavam recebendo.

Mas quando o Senhor compartilhou verdades que eles não queriam aceitar, muitos deles voltaram e não mais o seguiram (João 6:66). A raiz do problema foi que eles rejeitaram a Palavra do Senhor e isso resultou em eles voltarem para a vida antiga.

Em cada situação de aconselhamento, há uma raiz de problemas que devem ser expostos com base nas Escrituras. É nesse ponto que o aconselhado aceitará ou recusará a Palavra de Deus. Infelizmente, muitos são como o jovem rico e esses seguidores de Jesus. Eles recusam a Palavra, saem aflitos e retornam à sua antiga vida.

Não receba respostas como esta como rejeição pessoal ou falha no seu ministério de aconselhamento. A Bíblia diz: "Portanto, quem rejeita esta instrução não rejeita o homem, mas a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo" (1 Tessalonicenses 4: 8).

O QUE É A RAIZ?

É vital que você persevere para descobrir a causa - a raiz de cada problema. Por exemplo, a raiz não é a toxicodependência, é o que está alimentando a dependência das drogas. A causa não é a imoralidade, é a luxúria que resulta no comportamento imoral.

A Bíblia nos ordena a procurar diligentemente e destruir as raízes do comportamento pecaminoso:
"Olhando diligentemente para que ninguém falhe na graça de Deus; Para que nenhuma raiz de amargura se estabeleça, e assim muitos se contaminem (Hebreus 12:15).

Se as causas dos problemas não forem tratadas, os problemas só se intensificarão. Quando Israel invadiu a terra prometida, Deus lhes disse para não permitir que nenhum dos inimigos permanecesse. Mas a Bíblia registra que Josué poupou gigantes em três cidades: Gaza, Asdode e Gade (Josué 11: 21-22). Mais tarde, a Bíblia relata que Sansão teve problemas em Gaza (Josué 16); A arca da glória de Deus foi perdida em Asdode (1 Samuel 4-5); E Golias paralisou as tropas de Israel em Gade (1 Samuel 17). Nenhuma dessas tragédias teria ocorrido, se os gigantes não tivessem sido deixados na terra. Israel deixou uma raiz, e deu fruto. Os gigantes geram gigantes nos mundos natural e espiritual. Elimine os gigantes espirituais do pecado e eles não mais se reproduzirão.

Trate com as causas - a raiz, e as manifestações na superfície cessarão. Como no mundo natural, assim é no espiritual: Corte a raiz e você vai matar o fruto envenenado que tem sido produzido.


Comments

Popular posts from this blog

A Mitologia Grega e a Bíblia - Semelhanças ou Coincidências?

Em meu post anterior, Os Gigantes da Bíblia e a Mitologia Grega, falei sobre algumas das lendas antigas sobre gigantes e uma possível conexão com aqueles mencionados em Números 13. Em particular, muitas dessas antigas lendas descrevem os gigantes como tendo um gosto por comer carne humana. Números 13:32 descreve a terra de Canaã como uma "terra que devora seus habitantes". Embora existam várias interpretações plausíveis dessa frase, ela poderia muito bem ser uma referência a gigantes que comem pessoas. Esta ligação potencial entre a mitologia grega antiga e a história bíblica levou algumas pessoas a perguntarem se eu sabia de outras conexões possíveis entre as duas áreas. Vejamos alguns dos muitos relatos bíblicos que parecem ecoar na mitologia grega (embora intencionalmente ou não intencionalmente distorcidos ao longo dos anos). A Primeira Mulher A Bíblia nos diz que a primeira mulher foi chamada Eva (Gênesis 3:20). Deus criou Adão primeiro do pó do terra e então fez Eva

Quem são os Vigilantes de Genesis 6:1-4 e do Livro de Enoque

Vigilantes (Aramaic עִיר iyr, plural עִירִין iyrin, Teodotiano, da raiz de Heb., Er, "atento, vigilante", grego: ἐγρήγοροι, transl .: egrḗgoroi; , Grigori,  "Vigilantes", "aqueles que estão atentos", "guarda", "observador") é um termo usado em conexão com anjos bíblicos. Vigilante ocorre nas formas plural e singular no Livro de Daniel, onde se faz referência à sua santidade. Os Livros apócrifos de Enoque referem-se tanto a bons como maus Vigilantes, com um foco primário nos rebeldes. Daniel: No livro de Daniel 4:13, 17, 23 há três referências à classe de "vigilante, santo" (vigilante, aramaico, santo, aramaico qaddiysh). O termo é introduzido por Nabucodonosor que diz ter visto "um vigilante, um santo descido (verbo singular) do céu". Ele descreve como em seu sonho o vigilante diz que Nabucodonosor vai comer erva e ficar louco e que este castigo é "pelo decreto dos Vigilantes, a exigência pela palavra dos Sa

Os Anjos - Vigilantes de Genesis 6:1-4 e o Livro de Enoque.

Introdução: Não é porque um livro é considerado apócrifo ( não incluso no canon bíblico) que ele não seja verdadeiro, legítimo e descreva fatos históricos  corretamente. Os livros canônicos são considerados livros que seguem uma mesma linha não conflitante teo logicamente. No caso da Bíblia, os 66 livros são inspirados por Deus, mas ser inspirado, não significa que os  autores entrarem em 'transe' e Deus tomou a mão deles e escreveu os livros, absolutamente, significa que os autores foram inspirados por Deus a escreverem em alguns casos revelações recebidas diretamente de Deus, mas  também escreverem sobre fatos e histórias de suas respectivas épocas ou sobre acontecimentos passados que Deus decidiu que eram relevantes aos leitores.  Temos a nossa disposição muitos outros livros que não estão na Bíblia mas que refletem historicamente a realidade e a verdade sobre pessoas e fatos do passado. Um bom exemplo, muito conhecido dos brasileiros, é a coleção "A Historia dos H