Skip to main content

Somos à Imagem de Deus ou de "deuses"?

Vamos começar com Gênesis 1:26-28.

26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
27 Criou Deus o homem à sua imagem,
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.
28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

Preste atenção aos plurais nestes versículos do Capítulo 1 de Genesis. É fácil perceber que Deus não está falando com os outros membros da Trindade Divina, mas sim com os membros de seu Conselho Divino (falamos sobre isso em posts anteriores). Entre os estudiosos do Antigo Testamento, isso não é nada novo. Na linguagem acadêmica, a redação de Gênesis 1:26 é chamada de "plural de exortação" - uma maneira elegante de dizer que uma pessoa está anunciando algo a um grupo. Deus se apresenta diante do Conselho Divino com um anúncio emocionante: "vamos criar a humanidade!" Seria como se eu entrasse em uma sala de amigos dizendo: "Ei, vamos pedir uma pizza!"

Criador ou Criadores?

Mas se Deus está falando com seu Conselho Divino aqui, então quer dizer que a humanidade foi criada por mais de um ser, pelos "deuses" menores do Conselho Divino? E se for esse o caso, isso seria uma contradição com Gênesis 2, onde não vemos nenhum Conselho Divino no decorrer desse capítulo sobre a criação de Adão e Eva? Estas são questões importantes, naturais, mas não são motivo de preocupação. Gênesis 1:27 nos diz muito claramente que, quando se tratava do ato de criar a humanidade, somente o Deus Soberano da Bíblia fez isso. Como sabemos disso? Com o risco de buscar memórias dolorosas de suas aulas de português do ensino médio, a resposta é "a gramática diz assim".

Se você examinar de perto o versículo 27, está bem claro quem é o Criador da humanidade: "Criou Deus o homem à sua imagem, à sua imagem Deus o criou; homem e mulher os criou.. " Vamos recorrer a gramática, se mais de um "deus" estivesse participando da criação da humanidade, o texto seria "à imagem 'deles' os deuses o criaram". Os pronomes, no entanto, são singulares - referem-se a uma pessoa. Menos óbvio é o fato de que todos os verbos hebraicos subjacentes neste versículo que falam de criação também são singulares. Embora o anuncio fosse para todo um grupo (o Conselho Divino), apenas um Ser criou a humanidade - o Deus Soberano - o Deus de Israel.

Se você estuda a Bíblia, mesmo que não seja um estudo profundo, você provavelmente tenha se perguntado sobre o que é a imagem de Deus. Talvez já tenha ouvido um ou dois sermões sobre o assunto. Eu imagino que o que você ouviu seja algo referindo-se à imagem de Deus como sendo inteligência, racionalidade, emoções, capacidade de comunhão com Deus, autoconsciência, capacidade de linguagem, presença de uma alma, consciência, ou livre arbítrio. Se for esse o caso, e se o que você ouviu satisfez a sua curiosidade, prepare-se para algo diferente: a imagem de Deus não significa nenhuma dessas coisas e, se fosse, não haveria motivo para falar sobre a pureza da vida humana no útero, pelo menos nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.

Gênesis 1 e 2 nos ensinam várias coisas sobre a imagem de Deus, e tudo o que aprendemos com o texto deve ser explicado em qualquer discussão sobre o que significa "a imagem". Primeiro, tanto os homens como as mulheres estão igualmente incluídos no que eu vou chamar para agora "representantes da imagem divina". Em segundo lugar, ser representante da imagem divina é o que diferencia a humanidade do restante da criação de Gênesis (isto é, plantas e animais). Veja, no entanto, que o texto de Gênesis 1:26 não nos informa que a imagem divina nos faz distintos dos seres celestiais, os "filhos de Deus" que já existiam no momento da criação. Os plurais em Gênesis 1:26 significam que, de alguma forma, compartilhamos algo com eles quando se trata de representar a imagem de Deus. Terceiro, há algo sobre a "imagem de Deus" que faz a humanidade parecer-se com Deus de alguma forma. Em quarto lugar, não há nada no texto sugerindo que a "imagem" tenha sido ou possa ser concedida de forma incremental ou parcial. Você é criado como o portador da imagem de Deus ou você não é. Não se pode falar de ser "parcialmente" criado à imagem de Deus ou "potencialmente" com a imagem.

Isso nos leva de volta ao meu comentário sobre a pureza da vida humana. Entre a lista de respostas propostas para o que a "imagem" representa, com certeza inclui uma série de habilidades ou propriedades: inteligência, racionalidade, emoções, comungar com Deus, autoconsciência, capacidade de linguagem e livre arbítrio. O problema em definir a "imagem" por qualquer uma dessas coisas é que, por um lado, seres não humanos, como os animais, possuem algumas dessas habilidades, embora não tão completamente, o que significaria que elas não são únicas para os seres humanos. Por outro lado, o inicio da concepção do útero de uma mulher, quando composto por pouco mais do que células ou tecido, antes do desenvolvimento do cérebro, não possuem nenhuma destas características. Os animais podem aprender a fazer coisas contrárias à sua natureza, podem mostrar emoção, e eles têm linguagem (não temos motivos para assumir que a linguagem deve ser entre espécies, ou em oposição as espécies). A inteligência artificial alcançou algumas dessas propriedades também.

A posição pro-vida (contra o aborto) baseia-se na afirmação de que a vida humana (e, portanto, a personalidade) começa na concepção (o ponto em que o ovário feminino é fertilizado pelo esperma masculino). O conjunto de células dentro do útero da mulher, que acreditamos ser uma pessoa humana, ainda não está consciente de si mesmo; Não tem inteligência, processos de pensamento racionais ou emoções; Não pode falar ou se comunicar; Não pode se comunicar com Deus; E não pode exercer sua vontade ou consciência. Se você quiser argumentar que essas coisas estão potencialmente no embrião, então isso significa que sua personalidade é apenas potencial, que é a posição pró-escolha (a favor do aborto). Uma pessoa potencialmente humana não é uma pessoa humana real, e assim o aborto nos estágios iniciais não seria assassinato. Uma vez que não há nenhuma indicação no Gênesis de que a "imagem" vem em etapas, definir a imagem de Deus em tais termos levanta a questão de que, para basear a pessoa na "imagem", a "imagem" deve estar realmente presente. Esta é uma posição ética precária.

Mesmo a presença de uma alma não é suficiente nesses casos. O primeiro não funciona porque os animais também possuem o "nephesh", a palavra hebraica traduzida "alma" em Gênesis 2:7 ("e o homem tornou-se uma alma vivente"). Por exemplo, em Gênesis 1:20 quando lemos que Deus criou vários tipos de "criaturas vivas", o texto hebraico subjacente a "criaturas" é  também "nephesh". O termo significa "vida consciente" ou "vida animada" em oposição a algo como a vida vegetal, e há outros exemplos claros onde os animais são descritos com a mesma palavra. Meu ponto aqui não é que os humanos não tenham alma. Eles certamente têm, e isso está ligado à personalidade na teologia bíblica. Meu ponto é apenas que a alma não é a "imagem".

A minha visão do significado da imagem baseia-se em um ponto da gramática hebraica, especificamente uma função especial da preposição "em/na" em relação à frase "a imagem de Deus". Em nossa própria língua portuguesa - e nós muitas vezes não pensamos em nossa própria linguagem com tal detalhe - usamos a preposição "em" para denotar muitas idéias diferentes. Ou seja, "em" nem sempre significa a mesma coisa, depende como é usado. Por exemplo, se eu disser, "coloque a louça na pia", eu estou usando a preposição para indicar a localização. Se eu disser: "Eu quebrei o espelho em pedaços", eu estou usando "em" para denotar o resultado de alguma ação ou acidente. Se eu disser: "Eu trabalho na educação", estou usando a preposição para denotar que eu sou professor ou diretor, ou alguma outra posição administrativa.

Este último exemplo é a chave para entender o que a preposição hebraica geralmente traduzida "em/na" significa em Gen 1:26 - e isso, por sua vez, desbloqueará o significado do ser representante da "imagem de Deus". A idéia que quero apresentar é que a humanidade foi criada como a imagem de Deus. Em outras palavras, a preposição nos diz que os humanos foram criados como representantes de Deus - que vivem como representantes de Deus na terra. A "imagem", portanto, não é uma coisa colocada em nós; É algo que fazemos ou somos. Não é uma coisa; É uma função ou status. Não pense nisso como um substantivo; Pense nisso como um verbo. Ser criado como representantes de Deus significa que somos representantes de Deus na Terra. Os seres humanos foram criados para governarem e cuidarem da terra como Deus faria se ele estivesse fisicamente presente aqui. É como se estivéssemos agindo como Ele quando se trata de supervisionar Sua terra. Este dever faz parte de ser humano, e você é humano (em virtude do seu DNA) desde a concepção. É por isso que Gênesis 1: 26-27 são seguidos pelo que os teólogos chamam de "mandato de domínio" - que esses humanos estão agora para "dominarem a Terra" (1:28). O verso 28 ajuda a definir os versículos 26-27.

Se você é humano, então, você é um representante de Deus, independentemente das suas habilidades. Você usa suas habilidades para administrar o planeta da maneira que você estiver, onde quer que esteja. Para alguns, isso significa cultivo, trabalhando com a abundância da Terra. Para outros, é um cientista, aprendendo o que faz com que a terra e o universo se identifiquem. Para outros ainda, é atuar, criando riqueza, bens e serviços para o trabalho humano e o bem-estar. Toda forma moral de emprego remunerado realiza alguma tarefa que beneficia a Terra e seus habitantes - que busca cumprir o propósito da Terra na mente de Deus, como ele pretendia. Todos esses trabalhos têm a benção de Deus. Estar no ministério não é mais sagrado do que qualquer outra coisa feita na vontade de Deus. É isso que significa "imagem". Mesmo o bebê nascido com limitações, ou uma pessoa com defeitos físicos ou mentais é um representante de Deus (uma vez que eles são humanos, por definição). O status do representante é dado a todos os seres humanos. Todo ser humano, portanto, tem a dignidade de ser o representante de Deus neste planeta. 

Como compartilhamos essa função ou status com os membros do Conselho de Deus? Compartilhamos esse status em geral, porque eles também são administradores de Deus. Eles fazem o que Deus quer como se Ele próprio estivesse fazendo. Como nós, somos os condutores das ações de Deus a favor das pessoas. No entanto, quando se trata da terra, nós os ultrapassamos, pois foi para a humanidade que Deus deu a Terra para a administrar, e não para nenhum outro ser.

Esta "promoção do status" é fundamental para entender o fluxo da teologia bíblica. No mundo antigo fora de Israel, a idéia de ser o representante humano de Deus na terra estava reservado apenas aos reis. Você deve lembrar-se de que o Faraó era considerado "Deus na terra" por exemplo. Na verdade, a idéia de que as linhagens reais também eram linhagens divinas sobrevive até hoje em algumas culturas. Na Europa, as monarquias absolutas da França e da Inglaterra operavam no pressuposto de "o direito divino de governar". Antes da Segunda Guerra Mundial, os imperadores japoneses também governavam ​​em tais termos. Nas culturas não-ocidentais, a mesma idéia ainda sobrevive.

A coisa maravilhosa sobre Gênesis 1:26 é que nos diz que, desde o início, Deus quis que todos os humanos fossem seus representantes reais. A idéia de ser a "imagem  de Deus" é completamente democrática na teologia bíblica. Como os membros da família celestial de Deus, somos todos filhos de Deus - e Deus nos criou seus representantes na terra. Não fomos criados como escravos de Deus. Nós somos seus filhos e membros de sua casa real. Somos governadores da Terra como Pai e filhos.


Comments

  1. E quando o homem pratica o mal, ele foi representante de quem! !??

    ReplyDelete
  2. Oh Glória a Deus, maravilhoso! Eu sempre pensei assim, embora sem toda essa explicação. Mas vejo sabedoria de Deus nessa palavra. Nunca concordei com a 1a ideia. Para mim sempre foi clara a tua definição, embora sendo eu um leigo. Tive a coragem de pregar e ensinar o que foi dito aqui, sem nunca ter ouvido de ninguém. Vejo deus confirmando aquilo que fiz do meu coração e creio que foi ele quem o concedeu. Parabéns pelo teu trabalho. Continue ensinando a palavra do Senhor. Vejo que Deus te concedeu sabedoria para ensinar a muitos,pois o dom de Deus está em ti.

    ReplyDelete
  3. Não ligue para os contradizentes. São invejosos. Estes não conseguem alcançar o raciocínio dos Santos e sabios de Deus. O Senhor não os chamou e nem escolheu para nada, por isso só vivem a escarnecer, que pena! O Senhor te deu uma mente brilhante e grande inteligência. Continue a fazer o teu trabalho com dignidade, pois Deus te recompensara!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

A Mitologia Grega e a Bíblia - Semelhanças ou Coincidências?

Em meu post anterior, Os Gigantes da Bíblia e a Mitologia Grega, falei sobre algumas das lendas antigas sobre gigantes e uma possível conexão com aqueles mencionados em Números 13. Em particular, muitas dessas antigas lendas descrevem os gigantes como tendo um gosto por comer carne humana. Números 13:32 descreve a terra de Canaã como uma "terra que devora seus habitantes". Embora existam várias interpretações plausíveis dessa frase, ela poderia muito bem ser uma referência a gigantes que comem pessoas. Esta ligação potencial entre a mitologia grega antiga e a história bíblica levou algumas pessoas a perguntarem se eu sabia de outras conexões possíveis entre as duas áreas. Vejamos alguns dos muitos relatos bíblicos que parecem ecoar na mitologia grega (embora intencionalmente ou não intencionalmente distorcidos ao longo dos anos). A Primeira Mulher A Bíblia nos diz que a primeira mulher foi chamada Eva (Gênesis 3:20). Deus criou Adão primeiro do pó do terra e então fez Eva

Quem são os Vigilantes de Genesis 6:1-4 e do Livro de Enoque

Vigilantes (Aramaic עִיר iyr, plural עִירִין iyrin, Teodotiano, da raiz de Heb., Er, "atento, vigilante", grego: ἐγρήγοροι, transl .: egrḗgoroi; , Grigori,  "Vigilantes", "aqueles que estão atentos", "guarda", "observador") é um termo usado em conexão com anjos bíblicos. Vigilante ocorre nas formas plural e singular no Livro de Daniel, onde se faz referência à sua santidade. Os Livros apócrifos de Enoque referem-se tanto a bons como maus Vigilantes, com um foco primário nos rebeldes. Daniel: No livro de Daniel 4:13, 17, 23 há três referências à classe de "vigilante, santo" (vigilante, aramaico, santo, aramaico qaddiysh). O termo é introduzido por Nabucodonosor que diz ter visto "um vigilante, um santo descido (verbo singular) do céu". Ele descreve como em seu sonho o vigilante diz que Nabucodonosor vai comer erva e ficar louco e que este castigo é "pelo decreto dos Vigilantes, a exigência pela palavra dos Sa

Os Anjos - Vigilantes de Genesis 6:1-4 e o Livro de Enoque.

Introdução: Não é porque um livro é considerado apócrifo ( não incluso no canon bíblico) que ele não seja verdadeiro, legítimo e descreva fatos históricos  corretamente. Os livros canônicos são considerados livros que seguem uma mesma linha não conflitante teo logicamente. No caso da Bíblia, os 66 livros são inspirados por Deus, mas ser inspirado, não significa que os  autores entrarem em 'transe' e Deus tomou a mão deles e escreveu os livros, absolutamente, significa que os autores foram inspirados por Deus a escreverem em alguns casos revelações recebidas diretamente de Deus, mas  também escreverem sobre fatos e histórias de suas respectivas épocas ou sobre acontecimentos passados que Deus decidiu que eram relevantes aos leitores.  Temos a nossa disposição muitos outros livros que não estão na Bíblia mas que refletem historicamente a realidade e a verdade sobre pessoas e fatos do passado. Um bom exemplo, muito conhecido dos brasileiros, é a coleção "A Historia dos H